Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, abril 21, 2005

Tomar, a cidade dos Templários.

TOMAR
Passei dois dias em Tomar, esta linda cidade, em trabalho.
É uma boa cidade para se conhecer, cheia de actividades culturais e locais a conhecer.
Saibam um pouco da sua história:
"Cidade localizada nas margens do rio Nabão, pertencente ao distrito de Santarém na província do Ribatejo, foi conquistada ao Mouros por D. Afonso Henriques em 1147 sendo depois doada por este monarca ao Templários em 1159. D Gualdim Pais concedeu-lhe foral em 1162.
Com a extinção da Ordem do Templo em 1312, foi fundada a Ordem de Militar de Cristo com o consentimento do Papa João XXII. Devido à necessidade de defender a fronteira algarvia, a sede desta Ordem transferiu-se para Castro Marim; pouco tempo depois voltou a fixar-se em Tomar mais concretamente no seu castelo.
Assim Tomar viria a ser o centro originador e principal sustentador da epopeia dos Descobrimentos. O Infante D. Henrique, nomeado pelo Papa como Regedor da Ordem de Cristo, viria a instalar-se no castelo de Tomar. Foi elevada à categoria de cidade em 1844, tendo sido visitada pela Rainha D. Maria II no ano seguinte.
Tomar é hoje conhecida não só pelos seus monumentos fabulosos, dos quais se destaca o Convento de Cristo, mas também pelas suas potencialidades turísticas que proporciona a visita de inúmeras edificações históricas, relíquias arqueológicas, passeios pelos seus frondosos e frescos jardins e também ao longo do rio Nabão".
Quando puderem, visitem Tomar.

1 Comments:

Blogger Luísa said...

Muito bem!
Um pouco de história para aumentar a nossa cultura geral.

Bj

12:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home