Nome:
Localização: Portugal

sábado, fevereiro 24, 2007

Eu não me esqueci que...

...ontem se completaram 20 anos que o Zéca Afonso prolongou a sua existência, entrando no mundo ideal da Utopia (quero acreditar assim!), onde os abraços solidários e a luta por um mundo melhor para todos é real. Aqui não é, não se consegue, há demasiados pauzinhos na engrenagem (como canta o José Mário Branco). Mas há que lutar.
Estou neste momento a trabalhar, estou em Guimarães no Centro Cultural Vila Flor, e na foto abaixo tirada pelo meu telemóvel verão um ensaio a decorrer do projecto MAIO MADURO MAIO, com o Rui Júnior, António José Martins, Amélia Muge, João Afonso e José Mário Branco...Que previlégio tenho eu! Estar aqui, com eles a trabalhar, a homenagear o Zéca.


Fica um cheirinho do que se ouvirá esta noite por aqui. Grandes músicas, que oiço desde criança, com imenso agrado, respeito e extraordinária admiração! Estas músicas são, para mim, Tratados...

UTOPIA

"cidade,
sem muros nem ameias
gente igual por dentro
gente igual por fora
onde a folha da palma
afaga a cantaria
cidade do homem
não do lobo, mas irmão
capital da alegria
.
braço que dormes
nos braços do rio
toma o fruto da terra
é teu, a ti o deves
lança o teu desafio
.
homem que olhas nos olhos
que não negas o sorriso,
a palavra forte e justa
homem para quem
o nada disto custa
será que existe
lá para os lados do Oriente
este rio, este rumo, esta gaivota
que outro fumo
deverei seguir na minha rota?"
.
Letra e música de Zeca Afonso
In, "Como se fora seu filho", 1983
.
Ouvir esta música é renovar a esperança que todos os dias se tenta apaziguar em mim, por tudo o que me rodeia, este País que desilude, as pessoas que baixam os braços, os políticos que brincam com o nosso futuro, a facilidade com que se oprime o próximo, etc, etc...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

....é verdade, desde sempre "k te ouvi" a ouvir essas musicas....

9:18 da tarde  
Blogger Dedepati said...

Gosto de ler que afinal nem tudo está mal na tua vida, que afinal há coisas que te agradam, que te deixam feliz, que afinal há esperança e nem tudo é negro nessa tua existência! Continua assim e vais descobrir que a vida é bela, tem mtas coisas boas que podemos (e devemos) aproveitar e dar o devido valor. Beijinho muito grande :)

9:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home